A maneira como as pessoas circulam pela cidade mudou graças aos apps de mobilidade. Seja nas capitais ou no interior, os apps ajudaram a transformar a vida de milhões de pessoas. Se por muito tempo a maioria da população só tinha como opção os táxis e ônibus, hoje existem muitas outras maneiras de ir e vir.
Um dos serviços pioneiros no setor de apps de mobilidade foi o Uber, com a ideia criar uma rede de colaborativa de caronas. Hoje em dia, o Uber é um dos maiores serviços de mobilidade do mundo. E a maior curiosidade é que a marca, como muita gente sabe, não possui carros próprios. Afinal, o serviço atua como um mediador entre passageiros e motoristas.
Logo quando chegou em alguns países o Uber precisou enfrentar as retaliações dos serviços de táxis, mas em poucos meses a situação se estabilizou. A alta adesão do público ao Uber, no primeiro momento tem como principais fatores a qualidade no serviço e os preços mais atrativos.
Mas quando uma empresa como a Uber chega ao mercado, não demora muito para outros concorrentes surgirem. Além disso, o modelo de negócio ficou tão famoso que desenvolvedores também criaram serviços semelhantes em cidades que o Uber não chega. Com a concorrência ativa, quem ganha é o consumidor com mais opções de escolha. A seguir, conheça alguns apps de mobilidade como alternativa ao Uber.
Apps de mobilidade – 99
O app 99 nasceu em 2012 e possui sede em São Paulo, a marca é uma das maiores quando o assunto é apps de mobilidade. Para ter noção da dimensão do 99 basta dizer que ele pertence a DiDi, uma app que atende mais de 60% da população do mundo. A principal missão do app é entregar um serviço de transporte mais barato e com qualidade. Além disso, o app 99 busca construir uma parceria de confiança com os motoristas e passageiros.
O app 99 já conseguiu conectar mais de 18 milhões de passageiros brasileiros a mais de 600 mil motoristas. Tornando a rotina mais simples e entregando novas experiências de quando se fala em transporte. Outro ponto que merece destaque no 99 são as categorias que segmentam o preço e tipo de carro para cada perfil de usuário.
Na categoria 99 POP, por exemplo, os usuários conseguem economizar mais, enquanto na opção 99 TOP os usuários podem contar com mais conforto em suas viagens. No quesito segurança, o app 99 se preocupa bastante com os seus clientes, por isso os motoristas passam por uma avaliação rígida. Além disso, a incidência de notas baixas e reclamações permite que o app suspenda a prestação de serviços desse profissional.
Além dos serviços de mobilidade ajudando as pessoas a circular pelas principais cidades do país o app também conta com o 99 Food. A implantação do 99 Food segue a linha de tendência da maioria dos apps de mobilidade que durante a pandemia investiram também no delivery. Com esse serviço o app 99 aumenta ainda mais a sua gama de serviços e consequentemente atrai mais clientes.
Cabify
Se existe uma tendência de mercado que cresceu exponencialmente nos últimos anos foi o de apps de mobilidade. Prova disso é que muitas pessoas hoje em dia sequer se recordam como pegar um táxi. O Cabify é um dos apps de mobilidade que ganhou espaço nessa onda. A marca nasceu em 2011 e atende vários países da América Latina e Europa.
Uma curiosidade sobre o Cabify é que logo no início das operações a marca tinha o foco de ofertar viagens em carros de luxo. No entanto, com o passar dos anos a marca aderiu a serviços mais populares. Hoje em dia o app Cabify é um verdadeiro ponto de encontro entre passageiros e motoristas em vários lugares das cidades.
O Cabify não possui um serviço de entrega de comida, mas oferta quase todos os recursos que a maioria dos apps de mobilidade possui. Como por exemplo a possibilidade de acompanhar e compartilhar a viagem. Além disso, o pagamento também é feito de forma digital se o usuário preferir.
O serviço também investe em segurança visando entregar uma experiência melhor para os usuários. Mais um diferencial é a sustentabilidade, pois o Cabify encontrou formas de compensar todo o CO2 que cada viagem gera para o meio ambiente. Por fim, o Cabify também possui serviços para atender empresas.
Apps de mobilidade – Indriver
De origem Russa, o Indriver entra na lista de apps de mobilidade por entregar mais um serviço de locomoção com preços acessíveis. A marca nasceu em 2013 e já chegou em diversos países, inclusive no Brasil. Disponível para download no Google Play e App Store o Indriver, possui um modelo um pouco diferente dos demais.
Isso porque, em primeiro lugar o serviço só aceita dinheiro como forma de pagamento. Em segundo lugar, outra diferença que merece destaque é na precificação das viagens. Afinal, no Indriver permite que os passageiros informem quanto desejam pagar no trajeto. No entanto, cabe ao motorista aceitar ou não a viagem.
Ao solicitar uma viagem o usuário pode compartilhar em tempo real todo o percurso, esse recurso ajuda a garantir mais segurança para os usuários. Por fim, para evitar imprevistos o usuário pode informar ao motorista se precisa de espaço para levar bagagem, melhorando a experiência de uso.
Outros opções para ir e vir
- Ubiz Car
- BlaBla Car
- Bolt
- Maxim
Considerações finais
Não há como negar que hoje em dia ir de um ponto a outro da cidade é completamente diferente do que anos atrás. Isso prova o quanto a tecnologia impacta no dia a dia das pessoas. Além disso, as transformações desse setor do mercado também impactaram o meio ambiente e até mesmo a economia.