Existem muitos tipos diferentes de jogos que ajudam a melhorar a função cognitiva. Muitos desses jogos estão disponíveis gratuitamente online. Alguns dos jogos mais populares que ajudam a melhorar a função cognitiva incluem quebra-cabeças, jogos de estratégia e jogos de palavras.
E um jogo que está em alta atualmente é o Flappy Dunk Hit, clique aqui para fazer o download gratuitamente do aplicativo.
A interação dos jogadores nos jogos aplicados na Ginástica do Cérebro propicia uma melhor plasticidade cerebral aumentando significativamente a atividade do córtex pré-frontal e consequentemente contribuindo para a melhor capacidade. As atividades podem ser praticadas por pessoas em todas as idades a partir dos 4 anos.
Com a revolução da internet tudo tem mudado muito rápido, o que é muito bom em vários aspectos, porém como tudo na vida, nada pode trazer somente benefícios, a internet trouxe também muita ansiedade e outros transtornos, o que fez com que vários desenvolvedores começassem o desenvolvimento de aplicativos e jogos que pudessem contribuir com a saúde do consumidor da famigerada internet.
Os games podem melhorar uma série de funções cerebrais. Muitos acabam precisando de orientação espacial – nos jogos nos quais você precisa desvendar mapas, por exemplo, seguir uma bússola. Há também a questão da memória. O aprendizado poderia ser melhorado através dos games.
Jogos são uma verdadeira academia para o cérebro, cada gênero, dinâmica e nível tornam essas atividades ideais para todas as idades. Veja alguns benefícios para cada fase:
- Crianças: auxiliam no desenvolvimento e formação, mostrando descobertas e motivando a pensar de forma lógica, estratégica, resiliente e empática.
- Estudantes: aprimoram habilidades, melhoram concentração e desempenho, ajudam na preparação para exames e provas importantes.
- Universitários: estimulam as várias Inteligências, melhoram o foco e atenção, promovem autoconhecimento, orientam para a área com maior afinidade e provável futura atuação.
- Empresas: exercitam o trabalho em equipe, evidenciam características individuais que podem ser avaliadas e aproveitadas pelo gestor, também trabalham aptidões na liderança, desenvolvem hard e soft skills essenciais.
- Público sênior: são ótimos para desenvolver novas habilidades cerebrais, reabilitar e atuar de forma preventiva no condicionamento físico e mental. Melhoram a memória, atenção, qualidade de vida, aumentam os contatos sociais, auxiliam no combate à depressão e ansiedade, trazem sensação de vigor e resgatam o afeto e vínculo.
Jogos são tão importantes para o cérebro quanto exercícios físicos para o organismo e juntos formam uma dupla excelente.
Benefícios dos jogos de função cognitiva
Agora, acredita-se que vários jogos podem ajudar a melhorar a função cognitiva, o que, por sua vez, ajuda a prevenir doenças como Alzheimer e demência. Embora muitos tipos diferentes de jogos ofereçam esses benefícios, um em particular está recebendo muita atenção ultimamente – Flappy Dunk Hit. Este jogo é fácil de aprender, mas difícil de dominar, o que o torna a escolha perfeita para quem procura um desafio que também ofereça benefícios cognitivos.
Dicas para jogar jogos de função cognitiva
- Os jogos podem ser uma forma divertida de ajudar a melhorar a função cognitiva.
- Jogos que desafiam suas habilidades de pensamento e resolução de problemas são especialmente benéficos.
- Alguns jogos também podem ajudar a prevenir doenças como a doença de Alzheimer.
- Certifique-se de escolher jogos que sejam divertidos e desafiadores para você.
Jogos de cérebro populares
Como Tetris e Sudoku, são conhecidos por ajudar a melhorar a função cognitiva, mas um novo jogo vem ganhando popularidade por seu potencial de fazer ainda mais. Flappy Dunk Hit é um jogo para celular que requer raciocínio e reflexos rápidos, e especialistas acreditam que ele pode ajudar a prevenir doenças como a doença de Alzheimer e a demência. Além de melhorar a função cognitiva, o jogo acelerado também ajuda a melhorar a coordenação olho-mão e o tempo de reação.